Perfil Profissional

O Tecnólogo Agroindustrial, com ênfase em Tecnologia de Alimentos é o profissional que processa, projeta e desenvolve produtos controlando seus parâmetros de qualidade para lograr alta competitividade no mercado. Para isto deve ter a formação voltada ao conhecimento tecnológico do processamento, conservação e manutenção da qualidade de alimentos em suas diversas áreas, sendo enfatizadas as tendências regionais tais como leite, carne e frutas.

Como conseqüência, o tecnólogo deverá ter um perfil abrangente e possuir uma formação básica sólida em ciências exatas (física e matemática) e em ciências (química, bioquímica), utilizar informática como ferramenta usual e rotineira, além de ser capaz de processar e avaliar vários tipos de matérias primas animais e vegetais, transformando-as em produtos de qualidade quanto às suas características físicas, químicas, microbiológicas e sensoriais.

 

O Tecnólogo Agroindustrial com ênfase em Tecnologia da Madeira deverá ter um perfil abrangente. Seus conhecimentos sobre a indústria regional irão desde a qualificação da mão-de-obra, que praticamente não existe até ao desenvolvimento de novas tecnologias, atualmente toda importada, seja de outras regiões do país (principalmente da região sul) ou de outros países. Deverá conhecer também os padrões atuais e exigências do mercado mundial dentro do setor madeireiro.

Além disso dominará conhecimentos para avaliação das matérias primas no desenvolvimento de produtos de qualidade. Sendo assim, o principal objetivo de criar-se um curso de Tecnologia Agroindustrial com ênfase em Tecnologia da Madeira é o de colocar no mercado de trabalho um profissional que domine conhecimentos que irão desde a correta seleção de espécies, suas aplicações, seu processamento primário e secundário mais adequado e detecte defeitos de ordem física, química, mecânica e microbiológica que afete tanto a matéria prima quanto o produto final.

Comments